terça-feira, 14 de setembro de 2010

Unhas: Tamanho, formato, cor...

A maioria das pessoas, incluindo algumas manicures, acha que optar por unhas compridas ou curtas, redondas ou quadradas, está muito mais associado à preferência do que qualquer outra coisa.

Esse é o primeiro engano. Assim como um bom corte de cabelos valoriza o rosto, o tamanho e o formato das unhas também podem valorizar as mãos. E também se engana quem pensa que mãos gordinhas ou dedos curtos tem influência na escolha.

1º - O Formato do Leito da Unha e a Escolha do Formato Ideal de Unha
O leito da unha é aquela parte do dedo sobre a qual a unha se apóia. Basicamente é aquela parte abaixo da unha, que fica entre o eponíquio (vai lá na wikipedia!!) e a pontinha do seu dedo.
Observe o formato do leito da sua unha (basicamente é só observar a ponta do seu dedo) e só então defina o formato da sua unha.
Se ele é curto e largo, as unhas quadradas retas no centro, com os cantos arredondados ficam melhor.
Se o leito da sua unha é comprido e grande, unhas quadradas mas não tão retas, levemente arredondadas ficam melhores.
Se o leito da sua unha é estreito, alongado e a ponta ovalada, use quadrada bem retinha.
Se o leito é proporcional, bem oval, sorte sua, você pode usar basicamente o que quiser.
Quando for irregular e tortinha, opte pelo formato quadrado.

2º - A Escolha do Comprimento Ideal
Depois de definir isso, fica mais fácil escolher o comprimento (com "o", pois cumprimento = saudação). Vale lembrar que unhas muito curtas não valorizam dedinho algum e muito menos as curtas de tanto roer.
Quem opta por unhas curtas, pode usá-las ultrapassando em 1 ou 2 mm a ponta do dedo, pois ainda continuam práticas, resistentes, não atrapalham em tarefas simples como digitar e escrever e ainda têm a vantagem de alongar os dedos e ficarem mais elegantes.
Essa é uma dica de ouro, que serve para muitas mulheres. Esse comprimento médio é super democrático, ajuda quem tem dedos curtinhos e mão gordinha e também disfarça dedos muito finos e compridos.
Unha compridona, na minha opinião já era. Em ambiente de trabalho, nem se fala. Com o uso do computador, aquele tec-tec no teclado é irritante, sem contar que com o "trauma" das digitações as unhas ficam cheias de ondulações, muito feias e quebradiças. Melhor deixá-las preservadas.

3º - Redonda ou Quadrada?
Odeeiiiiioooo manicure que me pergunta isso ao ver minhas unhas curtas. Se acontece, já levanto da cadeira e vou embora, pois é sinal que a fulana não entende nada de unha.
Depois do que lemos no primeiro item desse post, sobre o formato do leito, acho bem importante dizer que arredondadar demais as unhas, seja das mãos ou dos pés, é pedir para que elas fique encravadas e ganhar uma micose ou infecção de brinde.
A unha deve ser cortada reta e, depois, se quiser (e considerando o que já falamos antes) você pode dar uma ligeira arredondada nos cantos e na ponta. Nada de enfiar a lixa no canto da pele, ok?
Quanto mais curtas, mais retinhas. Os ovais, arredondados, e outras formas devem ser dadas somente à ponta das unhas, bem depois que elas saírem do leito.

4º - A Cor Ideal

É claro que nós, mulheres, amamos e adoramos esmaltes. Mesmo a mais básica das mulheres, aquela que só usa um branquinho passa por todos os tons de branco e faz inúmeras combinações.
Mesmo estando de olho nas tendências da moda, você ainda pode optar por tons de esmalte que combinem e valorizem a sua pele. Resumindo: os esmaltes aparentam grandes diferenças dependendo do tom de pele.
Para saber o tom de sua pele, você pode observar atentamente ou consultar um expert em make-up. Rapidinho, ele vai identificar os melhores tons para você.

Mas algumas dicas são bem básicas:
As pessoas muito clarinhas, rosadinhas, devem tomar cuidado com os vermelhos. Há quem diga que não fica bem, mas fica sim. Basta optar por vermelhos com fundo azulado e evitar os alaranjados demais. Os tons nude também tendem a desaparecer nesse tipo de pele, por isso é essencial optar por tonalidades mais puxadas para o rosa.
Quem tem tom de pele amarelado, como as orientais, precisa tomar cuidado com os tons de bege, que tendem a amarelar. Os tons que tendem a pink formam um contraste bacana. Pela presença do amarelo, os vermelhos alaranjados também podem não ficar legal, opte pelos vermelhos mais clássicos e fechados.
As morenas têm a vantagem de tornar quase todos os tons mais claros e mais brilhantes. Assim, os brancos sobressaem muito mais nas nãos das morenas. O cuidado, nesse caso, é observar se esse é o efeito desejado. Se não for, é só escolher tonalidades mais fechadas e próximas do tom da pele.

E agora, antes de começar o ritual nas unhas, vocês já sabem o que devem fazer, né Cherrys?

Nenhum comentário:

Postar um comentário